A Companhia de Teatro Heliópolis teve várias formações até a chegar ao núcleo central constituído por Dalma Régia, David Guimarães, Donizeti Bonfim dos Santos e Klaviany Costa, além do diretor Miguel Rocha, todos eles moradores da comunidade.
No entanto, a trupe permanece aberta a artistas-colaboradores, que eventualmente participam das peças. Os processos dos espetáculos sempre resultam de criação coletiva, com base em histórias de moradores de Heliópolis relacionadas ao tema-condutor e nas experiências e improvisações dos atores. Apoiados nesse material, dramaturgos convidados escrevem os textos. Já colaboraram com os espetáculos da companhia nomes como Marcelo Lazzarato, Paulo Fabiano, Raquel Ornellas, Ana Roxo e William Costa Lima, entre outros.
No atual projeto da Companhia de Teatro Heliópolis, Onde o percurso começa? Princípios de identidade e alteridade no campo da educação, contemplado pela 25ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, Evill Rebouças é o dramaturgo/dramaturgista da nova peça; os pesquisadores Carminda Mendes André e Alexandre Mate, ambos do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp), têm conduzido ciclos de estudos teóricos com o grupo e Lúcia Kakazu e Wiliam Paiva são responsáveis, respectivamente, pela preparação corporal e musical dos artistas.